ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CM VNF
Liliana Oliveira

Regional 25.08.2021 19H46

Reforço da Polícia Municipal contribui para "o aumento do sentimento de segurança dos famalicenses"

Escrito por Liliana Oliveira
Polícia Municipal de Famalicão tem dez novos agentes. 
António Magalhães, comandante da Polícia Municipal de Famalicão

false / 0:00

A Polícia Municipal de Famalicão tem dez novos agentes que elevam a equipa para um total de 29 efetivos. A cerimónia simbólica de recepção aconteceu esta quarta-feira nos paços do concelho, na presença do presidente Paulo Cunha e do vereador Ricardo Mendes. 


À RUM, o comandante da Polícia Municipal, António Magalhães, frisa a importância deste reforço para "o aumento do sentimento de segurança dos famalicenses e para que a polícia preste um melhor serviço". 

Os novos agentes "são todos residentes no concelho" e isso, diz o comandante, "é uma mais-valia, porque conhecem o território". 


Depois de frequentarem um curso de formação de seis meses, com a primeira parte ministrada pela Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL) e a segunda parte pela Escola Prática de Polícia - Polícia de Segurança Pública (PSP), os agentes integram agora um período de estágio, de um ano. Ainda assim, António Magalhães garante que todos "estão em condições de prestar o serviço como qualquer outro agente". 


Com 29 efetivos, a equipa "é suficiente" para se focar no centro urbano, mas, caso a Polícia Municipal passe a ter uma presença mais assídua nas vilas, "o efetivo deverá crescer". "Interessa renovar o efetivo para que não cheguemos todos à idade da reforma ao mesmo tempo", explicou ainda o comandante.


O procedimento concursal foi aberto em abril de 2020, inicialmente com cinco vagas disponíveis, mas o executivo municipal aprovou, em outubro, a duplicação dos lugares, aos quais concorreram 150 pessoas. "Satisfeito" com o interesse demonstrado pelos candidatos por esta polícia, António Magalhães acredita que o facto de se tratar de uma força local é um motivo de atração, uma vez que os agentes não serão deslocados para outras zonas do país.


Depois de "novas armas, viaturas e um edifício construído de raíz", o comandante da Polícia Municipal de Famalicão considera o reforço da equipa "a cereja no topo do bolo". 

Deixa-nos uma mensagem