ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 22.11.2021 21H32

UMinho tem ambição de abrir concursos de promoção de carreiras em dezembro

Escrito por Vanessa Batista
Ambição do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que anuncia à RUM o valor concreto que a academia irá receber no âmbito da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Declarações à RUM do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

false / 0:00

A Universidade do Minho pretende abrir os concursos de promoção às categorias mais elevadas da carreira docente em dezembro. A ambição foi revelada aos microfones da RUM pelo reitor da academia minhota.


O Decreto de Lei já foi aprovado em Conselho de Ministros. Agora, as instituições de ensino superior e politécnicos aguardam pela prorrogação do documento pelo Presidente da República.


Neste momento, já foi solicitado às unidades orgânicas que definam o que entendem como estratégia própria para quem em três anos consigam chegar a patamares "desejáveis". De seguida, segundo Rui Vieira de Castro, existirá um exercício de harmonização das várias propostas feitas à reitoria, de modo a definir o programa de concursos.


"Os primeiros concursos terão de ser abertos ainda em 2021. Daí a importância da aceleração deste processo", declara.


A Escola de Arquitetura, Arte e Design é das unidades orgânicas com o número mais baixo de professores catedráticos e associados, cerca de 25%. Uma situação que se arrasta há 10 anos. Com a possibilidade de abrir concursos internos, o responsável máximo da academia minhota acredita ser possível, até 2023, alcançar os 50%.



UMinho vai encaixar 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência. 


13,5 milhões de euros. Este é o montante que a Universidade do Minho vai receber para executar o "UMinho Education Alliance" no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.


A candidatura ao abrigo dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” foi aprovada com distinção. Recorde-se que os programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” têm um envelope financeiro total de 252 milhões de euros que serão divididos pelas 33 candidaturas aprovadas.


A UMinho vai criar cerca de 100 cursos não conferentes de grau que serão lecionados por 11 das 12 unidades orgânicas já a partir de janeiro. Em breve serão abertas bolsas para os interessados. Todo o financiamento terá de estar, até ao final de 2023, comprometido.


Rui Vieira de Castro frisa que esta oferta de cursos não conferentes de grau está a ser articulada em estreita colaboração com empregadores. Outra das componentes essenciais do projeto visa o reequipamento da infraestrutura pedagógica, de modo a tornar as salas de aula mais atrativas, funcionais e adequadas às novas metodologias de educação. Também está prevista uma intervenção na infraestrutura tecnológica e física.

Deixa-nos uma mensagem