ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Elsa Moura

Regional 21.09.2020 12H11

Ricardo Rio apoia candidatura de António Cunha à CCDR-N

Escrito por Elsa Moura
Presidente da Câmara Municipal de Braga manifestou o apoio à candidatura do bracarense António Cunha e desafiou os restantes vereadores do executivo municipal a fazerem o mesmo.
Declarações de Ricardo Rio, Carlos Almeida e Artur Feio sobre a candidatura do antigo reitor da UMinho

false / 0:00

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio vai apoiar a candidatura de António Cunha à presidência da CCDR-N. O anúncio foi feito pelo próprio, esta segunda-feira. O nome de António Cunha na corrida à liderança da CCDR-N já tinha sido avançado em primeira mão pela RUM, este sábado.


Depois da discussão e votação da ordem de trabalhos da reunião de executivo municipal, Ricardo Rio comunicou aos restantes vereadores que vai apoiar a candidatura do ex-reitor da Universidade do Minho, natural de Braga, e desafiou todos os partidos a fazerem o mesmo.

Assumindo que na sua óptica o processo "não foi gerido da melhor forma", Rio disse que a "solução final é excelente". 


Classificando António Cunha como um "concretizador", característica que defende como "necessária para ajudar a impulsionar o desenvolvimento do Norte", Rio destaca ainda a "capacidade de mediação e interlocução (de António Cunha) com todos os agentes". 

"Portanto, como presidente de câmara e como cidadão revejo-me nesta candidatura e irei apoiá-la e julgo que os meus colegas de executivo também o deveriam fazer, porque não é só positivo para Braga, é positivo para a região e é positivo para o país", sustentou.


"O professor António Cunha é uma personalidade com enormíssima capacidade e tem-no demonstrado nos diversos contextos, quer enquanto reitor da UMinho, quer na interacção com vários domínios empresariais e científicos em que está envolvido", acrescentou Ricardo Rio.


Perante o desafio lançado pelo autarca, os vereadores da oposição remeteram uma posição pública para mais tarde.

Carlos Almeida, vereador da CDU lembrou que o partido "tem uma discordância muito grande da existência das CCDR's e que mais do que a escolha de um nome está em causa a estrutura". Quanto a eventuais apoios "é uma matéria que passa pelo colectivo partidário", disse.


Já o vereador do Partido Socialista, Artur Feio revelou que desconhecia que António Cunha estivesse na corrida e por isso não quis manifestar no imediato a sua posição sobre a matéria. "Foi uma surpresa. O Professor António Cunha não anunciou publicamente essa disponibilidade. Remeteremos isso para uma análise interna e a seu tempo daremos boa nota sobre qual é a nossa posição", respondeu.


António Cunha disse à RUM que aceitou o convite endereçado pelos partidos, mas remeteu mais esclarecimentos para a data em que a candidatura for formalizada, na próxima quarta-feira, 23 de Setembro.

Deixa-nos uma mensagem