ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Marcelo Hermsdorf

Regional 08.03.2025 17H28

Ricardo Rio considera “vantajoso” reposição da PPP na gestão do Hospital de Braga

Escrito por Marcelo Hermsdorf
Apesar de admitir que não foi contactado sobre a mudança aprovada pelo Governo, o autarca bracarense aponta que o modelo que esteve ativo durante 10 anos redundou em padrões de excelência e eficiência económico-financeira.
Palavras de Ricardo Rio.

false / 0:00

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, aplaudiu a decisão do Governo, aprovada esta sexta-feira em conselho de ministros, para o lançamento dos processos de parceria público-privada (PPP) em cinco hospitais portugueses, entre eles o Hospital de Braga. O autarca afirmou, em entrevista à RTP3 que sempre considerou o modelo implementado durante dez anos naquela unidade “virtuoso” que resultou em “bons cuidados de saúde à população” e em eficiência económico-financeira.


Apesar de admitir não ter sido contactado previamente pelo Governo, o social democrata afirma estar “de acordo” com o regresso ao modelo de PPP, mas adverte que será preciso ter atenção especial durante o “período da formatação do caderno de encargos e de todas as condições que vão regular essa parceria”, ressaltando que o lançamento é o “arranque de um processo que se vai prolongar por vários meses”. “Uma parceria pública ou privada tem que ser regulada por um contrato de gestão que está inerente ao concurso público”, refere.


O Hospital de Braga esteve em modelo de PPP até 31 de agosto de 2019, quando o Ministério da Saúde era comandado pela socialista Marta Temido. Além de Braga, o Governo anunciou ainda PPP para os hospitais de Vila Franca de Xira, Loures, Amadora-Sintra e Garcia de Orta (Almada-Seixal).

Deixa-nos uma mensagem