ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Record
Tiago Barquinha

Regional 25.10.2019 01H50

Ricardo Rio propõe criação de comissão para monitorizar Estádio Municipal 

Escrito por Tiago Barquinha
A decisão de formar este mecanismo de acompanhamento ao recinto desportivo cabe agora aos deputados da Assembleia Municipal.
A explicação do autarca bracarense sobre o objectivo da medida solicitada.

false / 0:00

Ricardo Rio sugeriu aos deputados municipais de Braga a criação de uma comissão eventual para monitorizar os processos em curso ligados ao Estádio Municipal. A proposta foi feita esta sexta-feira, em assembleia, realizada no Auditório José Sarmento, no Mercado Cultural do Carandá.


A preparação do referendo para a possível alienação do recinto desportivo, o acompanhamento técnico que é necessário fazer à infraestrutura e a relação entre o estádio e o Sporting de Braga são, segundo o presidente da Câmara, os principais eixos que têm de ser tidos em conta, caso seja aprovada esta medida.


“Atendendo aquilo que é a necessidade de se refletir sobre o futuro do estádio e que alternativas o município tem para o rentabilizar ou para o alienar, é em sede desta comissão eventual que estes temas poderão ser abordados", explica Ricardo Rio. Refere ainda que "algumas propostas da oposição, como a revisão do contrato de aluguer ou a supressão do protocolo com o Sporting de Braga", terão também a possibilidade de ser discutidas.


A hipotética constituição desta comissão poderá ser discutida na próxima assembleia, agendada para o mês de Novembro, tal como solicitiou o presidente da Câmara Municipal. Enaltece também que "compete aos deputados municipais reconhecer a utilidade da comissão e se vão constituí-la ou não, no âmbito do regimento de funcionamento da Assembleia Municipal".


Se esta proposta for aceite, Ricardo Rio espera que a comissão comece a funcionar "de imediato", nomeadamente devido à questão do referendo sobre a alienação do estádio, que está programado pela autarquia para Fevereiro.

"Isto merecerá já um acompanhamento muito próximo por parte da Assembleia Municipal", complementa.


O Estádio Municipal de Braga foi construído para o Euro 2004. O autarca recorda que, nessa altura e nos anos que se seguiram, a oposição, da qual fez parte, primeiro como deputado municipal e depois como vereador no executivo, pediu a criação de uma comissão semelhante a esta, que, no entanto, foi "recusada" pelos socialistas.






Deixa-nos uma mensagem