ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Regional 13.10.2021 19H24

Ricardo Rio realça importância da ciência e investigação para superar desafios ambientais

Escrito por Redação
O papel catalisador da pesquisa e da inovação nas transições verdes foram alguns dos assuntos discutidos durante uma sessão da Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, marcou presença, esta quarta-feira, num debate dedicado ao tema “O papel das regiões no processo de recuperação de pesquisa e inovação”, inserida na Semana Europeia das Regiões e das Cidades.


“Em Braga temos o caso do BUILD - Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, que através de parcerias com a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) desenvolve e valida novas tecnologias, serviços e aplicações com vista a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a intensidade carbónica”, frisou o presidente. 


O projeto “Baterias 2030”, apoiado pela autarquia, foi destacado pelo autarca, como um exemplo de investigação na área da produção, armazenamento e gestão de energia.


O presidente evidenciou também o Pacto Ecológico Europeu, como sendo uma oportunidade económica para criar crescimento, novas empresas e trabalho qualificado.


O edil aproveitou o evento para se pronunciar sobre o contributo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na recuperação de territórios. O presidente referiu que Braga está a fazer progressos no desenvolvimento sustentável, realçando o papel dos líderes locais para a concretização desses objetivos.


*Ana Sofia Leite

Deixa-nos uma mensagem