ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Magalhães

Cultura 17.07.2019 08H04

Rodellus. O festival para quem não tem medo do campo arranca amanhã

Escrito por Pedro Magalhães
Mars Red Sky, Brutus, Solar Corona e Quadra são os destaques do festival que se realiza em Ruílhe entre quinta-feira e Sábado.
Jorge Dias, um dos mentores do Rodellus, fala do cartaz e das novidades da 5ª edição

false / 0:00

Arranca já amanhã a 5ª edição do Rodellus, festival “para quem não tem medo do campo”. Até sábado, a freguesia de Ruílhe, em Braga, recebe mais de 20 bandas, entre artistas nacionais e internacionais.


O certame, desde a sua génese direccionado para o rock alternativo, apresenta este ano como destaques Mars Red Sky e Brutus, duas bandas internacionais e dois “sonhos antigos da organização”, segundo revelou um dos mentores do Rodellus Jorge Dias. “São bandas muito bem complementadas por mais de 20 nomes da melhor música nacional emergente como Paraguaii, Gator the Alligator ou Solar Corona. Orientámos o cartaz para o rock e os seus vários aspectos”, pormenorizou.


O Rodellus, além de seduzir pelo cartaz, é conhecido pela consciencialização ambiental. É um festival que acontece no campo, ao lado de hortas, e tudo o que rodeia apela às boas práticas ambientais. Este ano, é uma vez mais contemplado com o Sê-lo Verde, uma iniciativa do Fundo Ambiental, que atribui verbas destinadas à “adopção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos”, segundo se lê no site do programa. Mas não se fica por aqui: “além do Sê-lo Verde, o Rodellus aponta este ano à consciencialização activa do seu público: vamos ter uma série de alterações para garantir uma pegada carbónica mais aceitável, com os eco copos, ou as WC Eco. Vamos também reaproveitar materiais para as credenciais da equipa de trabalho”.


A 5ª edição do Rodellus promove também uma novidade com uma parceria estabelecida com a Refood, projecto bracarense que pretende acabar com o desperdício de alimentos. “A Refood vai recolher todo o tipo de alimentos excendentários das equipas de trabalho e dos artistas para distribuir por quem precisa. Vai também garantir a recolha de tupperwares – que são reutilizáveis - que os festivaleiros utilizem no campismo”.


“Vamos ser concorrentes na edição 2020” do Iberian Festival Awards

O Rodellus foi distinguido este ano com o prémio Best Small Festival nos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos). O galardão “premiou o trabalho apaixonado de uma equipa durante quatro anos” e, segundo assegurou o organizador, a intenção passa, este ano, “por tentar superar as expectativas para concorrer à edição de 2020”. O prémio levou também à internacionalização do festival, visto que há bilhetes vendidos a espectadores de “Espanha, Itália e França”.


A organização espera receber entre 1000 a 1200 festivaleiros por dia, o que “para um festival micro é um número excelente e que vai ao encontro das expectativas”, completou Jorge Dias.


O passe geral para o Rodellus custa 20€ e pode ser adquirido aqui.

Deixa-nos uma mensagem