ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DMinho
Elsa Moura

Regional 06.06.2017 16H09

Rua Nova de Santa Cruz: Agendada reunião de trabalho

Escrito por Elsa Moura
CMB, Junta de Freguesia de S. Victor, TUB e técnicos da UMinho vão reunir para fazer ponto de situação depois de vários alertas sobre constrangimentos futuros

A Câmara Municipal de Braga, a TUB, a Junta de freguesia de S. Victor e os técnicos da UMinho envolvidos no estudo de requalificaão da Rua Nova de Santa Cruz vão reunir ainda esta semana.


Há dois meses que decorrem as obras de requalificação na rua Nova de Santa Cruz, mas as alterações não convencem o próprio executivo da Junta de Freguesia liderado por Ricardo Silva. Há pouco mais de uma semana, o presidente da junta de freguesia manifestava alguma preocupação com possíveis constrangimentos que possam vir a ser causados depois de concluídos os trabalhos.

Em causa está, sobretudo, o facto de a autarquia querer manter a circulação de autocarros nos dois sentidos quando a própria estrada ficará ainda mais estreita.


Ontem, depois da preocupação manifestada pelo vereador da CDU que no fim-de-semana visitou os trabalhos, levou Ricardo Rio a esclarecer que está agendada uma reunião de trabalho entre os responsáveis das diferentes entidades envolvidas. Segundo o autarca, a reunião servirá para “ver o que está feito, o que estava projectado e se há necessidade ou não de corrigir algum aspecto”. No entanto, Rio alerta que “não há nenhuma intensão de retirar os dois sentidos dos transportes urbanos naquele local”. Além disso, Ricardo Rio referiu que a autarquia quer “criar condições para a circulação segura das bicicletas e usufruto dos peões, para isso houve o alargamento dos passeios e a instalação da ciclovia”, acrescentou.


A falta de lugares de estacionamento é outro dos grandes constrangimentos daquela zona nas imediações da Universidade do Minho. Ainda assim, o autarca bracarense afasta a possibilidade de criar mais condições de estacionamento, uma vez que o objectivo da autarquia passa por aproximar os cidadãos da utilização de modos suaves de circulação. “Obviamente que quando se fala de transformações da área da mobilidade, um dos focos centrais é a redução da circulação automóvel”, explicou.


Carlos Almeida aguarda por milagre para ver cruzamento de dois autocarros


Na reunião de câmara desta segunda-feira, o vereador da CDU, Carlos Almeida criticou a situação actual na rua Nova de Santa Cruz, antevendo mais dificuldades depois da conclusão dos trabalhos. Numa visita a convite da Associação Braga Ciclável, que está a reunir com os diferentes candidatos às eleições autárquicas de 1 de Outubro, Carlos Almeida ouviu apontamentos negativos e verificou o estacionamento “abusivo” que tem sido denunciado, sobretudos nas redes sociais. O alargamento dos passeios tem sido aproveitado por muitos automobilistas para estacionar as respectivas viaturas a qualquer hora do dia. “Qual é o resultado? É aquele que se vê, passeios completamente ocupados por viaturas estacionadas”, revelou.


Carlos Almeida denunciou também a circulação de autocarros nos dois sentidos: “Vejo-me obrigado a dizer que terá que ocorrer um milagre, porque uma via que não tem sequer quatro metros de largura em grande parte da sua extensão torna absolutamente inviável que dois autocarros se cruzem, mas sobre isto ficamos sem resposta”, denunciou.

Deixa-nos uma mensagem