ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Universidade do Minho
José Brás

Regional 10.11.2025 10H28

Rui Vieira de Castro é mandatário de António José Seguro à Presidência da República

Escrito por José Brás
O reitor cessante da UMinho acredita que o candidato à Presidência da República "assumirá um papel relevante enquanto fator de coesão da nossa sociedade, impulsionará a conversação com e entre todos os setores sociais" e "promoverá os valores democráticos e humanistas".

O reitor cessante da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, é o mandatário da candidatura de António José Seguro à Presidência da República no distrito de Braga.


Em nota enviada às redações pela candidatura, Rui Vieira de Castro refere-se a António José Seguro como um candidato com "experiência política plural, conhecimento da realidade social e económica, prática de cidadania ativa, capacidade de diálogo", características que farão do socialista o Presidente da República que "impulsionará a conversação com e entre todos os setores sociais, promoverá os valores democráticos e humanistas e garantirá o cumprimento da Constituição da República”.


Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho entre 2017 e 2025, cessará funções como dirigente da academia minhota a 3 de dezembro, dia em que Pedro Arezes, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho, assumirá o cargo até 2029.


Comunicado do candidato à PR, António José Seguro:


O cidadão Rui Vieira de Castro é o mandatário, no distrito de Braga, da candidatura de António José Seguro à Presidência da República.


Rui Vieira de Castro é um destacado académico português, reconhecido principalmente por ter sido reitor da Universidade do Minho entre 2017 e 2025. Autor e coautor de mais de 70 publicações académicas, o seu contributo para o desenvolvimento das políticas de educação e da formação de professores é uma referência no nosso país.


“Portugal enfrenta a persistência de importantes desigualdades sociais, a fragilização da confiança nas instituições democráticas, a polarização política, com a ascensão do populismo e do extremismo, o decréscimo da participação cívica; acresce que os desafios decorrentes da transição digital e da emergência climática nos confrontam de forma irrecusável. Em tempos complexos e desafiantes como os que vivemos, fazem-nos falta personalidades de referência que, pela sua integridade, experiência política plural, conhecimento da realidade social e económica, prática de cidadania ativa, capacidade de diálogo possam servir de referência para a nossa vida coletiva”, afirma Rui Vieira de Castro, acrescentando que “estas são características que encontro no Dr. António José Seguro, e por isso lhe dou o meu apoio explícito, convicto de que, enquanto Presidente da República, assumirá um papel relevante enquanto fator de coesão da nossa sociedade, impulsionará a conversação com e entre todos os setores sociais, promoverá os valores democráticos e humanistas e garantirá o cumprimento da Constituição da República”.

Deixa-nos uma mensagem