ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

© EPA/BALLESTEROS / POOL 
Redação

Internacional 17.11.2023 13H23

Sánchez já tomou posse e apresenta ministros nos próximos dias 

Escrito por Redação
Primeiro-ministro espanhol tomou posse numa cerimónia que durou menos de cinco minutos e em que não houve declarações de nenhum dos protagonistas.  

O socialista Pedro Sánchez tomou esta sexta-feira posse pela terceira vez como primeiro-ministro de Espanha perante o Rei Felipe VI, numa cerimónia que durou menos de cinco minutos e em que não houve declarações de nenhum dos protagonistas.


Sánchez fez o juramento do cargo prometendo "cumprir fielmente com as obrigações" de primeiro-ministro, "com lealdade ao Rei", e respeitar e fazer respeitar a Constituição, assim como manter "o segredo das deliberações do conselho de ministros e de ministras".

O líder dos socialistas espanhóis acrescentou a palavra "ministras" à fórmula escrita definida para jurar o cargo.


Pedro Sánchez foi reeleito na quinta-feira pelo parlamento de Espanha com uma maioria absoluta de 179 votos a favor dos 350 deputados espanhóis.


O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que foi o segundo mais votado nas eleições de 23 de julho, vai governar em coligação com o Somar, uma plataforma de formações de esquerda liderada pela atual ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.


PSOE e Somar não têm maioria absoluta no parlamento e o novo governo foi viabilizado por mais seis partidos, numa 'geringonça' de formações de esquerda e direita, regionalistas, nacionalistas e independentistas das Canárias, Catalunha, Galiza e País Basco.


Esta foi a terceira vez que Sánchez tomou posse como primeiro-ministro, depois da estreia em julho de 2018 e da recondução de janeiro de 2020.


DN

Deixa-nos uma mensagem