Desporto 20.06.2024 14H58
SCB vai produzir energia verde para a estrutura e para a cidade
O acordo de parceria com a empresa Greenvolt foi formalizado esta quinta-feira, nas instalações da Cidade Desportiva. Os painéis ficarão instalados no estacionamento, edifício e Estádio do Centenário.
O Sporting Clube de Braga (SCB) vai passar a consumir energia verde, totalmente produzida nos seus recintos desportivos, através de um investimento da empresa Greenvolt, uma das maiores empresas da Europa no segmento do desenvolvimento de projetos solares e eólicos de grande escala. O acordo foi formalizado esta quinta-feira, nas instalações do clube, e o processo de instalação deverá ficar concluído dentro de "alguns meses", segundo o CEO da Greenvolt, José Queirós de Almeida.
A energia captada pelos diferentes painéis fotovoltaicos [mais de 4000] será superior às necessidades do clube, permitindo que cidadãos e empresas de Braga possam aceder a esta energia limpa, a preços mais baixos, no futuro. A fatura será paga à empresa que tem a responsabilidade de idealizar, instalar e acompanhar a manutenção dos equipamentos, foi hoje anunciado.
4117 painéis fotovoltaicos;
750 toneladas de CO2 evitadas por ano;
Até 1000 famílias/empresas com acesso a energia verde e mais barata.
José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt, explica que na Cidade Desportiva "é possível produzir bastante energia". A capacidade de produção será superior a 2 MW, com uma geração de energia renovável anual estimada de cerca de 2.813 MWh. Desta produção, será partilhada com a comunidade envolvente um valor que
deverá ultrapassar os 1.080 MWh.
O projeto prevê a instalação de mais de quatro mil painéis, que serão colocados no parque de estacionamento do SCB, no edifício da Cidade Desportiva e no Estádio do Centenário, ainda em processo de construção. "Em primeiro lugar criamos poupanças para o SCB criando um negócio sustentável para o SCB e para nós, porque é energia produzida pelos painéis aqui instalados, permitindo autonomia", detalha. Posteriormente, famílias e empresas "também poderão poupar" com os excedentes. "Acreditamos que a transição energética tem de trazer benefícios concretos para todos", ressalva.
O presidente do SCB, António Salvador, salienta as diferentes vantagens desta aposta, nomeadamente no compromisso com as novas gerações. Lembrando que o clube "movimenta diariamente largas centenas de atletas, sobretudo jovens e crianças", é preocupação "assegurar o seu futuro, percebendo que tal não passa apenas pelo capítulo desportivo". "Temos igualmente o dever de garantir que os recursos que utilizamos são eficientes e ecológicos, não apenas do ponto de vista financeiro, mas sobretudo do ponto de vista da sustentabilidade ambiental", reconhece.
APP disponível apresenta benefícios e mostra em tempo real a produção, consumo e poupança de energia
A Greenvolt é uma empresa que faz "de A a Z", com projeto, desenvolvimento, instalação, operação e manutenção. O investimento é da Greenvolt, na totalidade, uma vez que o modelo de negócio resulta na partilha de energia produzida localmente nas famílias e empresas da vizinhança. Utilizam a rede pública de distribuição para a partilha do excedente. Posteriormente, os interessados podem aceder à APP da empresa para consultar todas as instruções para um eventual acesso à energia produzida na Cidade Desportiva.