ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 22.04.2025 17H34

Sete em cada 10 portugueses não confiam nos sentidos para avaliar se um alimento está bom

Escrito por Redação
Os dados disponíveis indicam que se desperdiça em Portugal cerca de 184 quilos de comida por pessoa, todos os anos.

Sete em cada 10 portugueses admitem não confiar nos seus sentidos para avaliar se um alimento está bom para consumir, seguindo apenas a data de validade do rótulo, indica um estudo divulgado hoje.


Segundo o documento, uma percentagem elevada de pessoas assume que não usa os sentidos para saber se um produto está bom para consumo, e mais de metade (61%) dos que responderam a um inquérito acha a rotulagem dos produtos confusa ou insuficiente em relação a prazos de validade, o que os leva a desperdiçar comida que ainda poderia estar boa.


O estudo foi divulgado hoje pela empresa “Too Good to Go”, tendo sido feito com base num inquérito representativo a 2.000 pessoas em Portugal.


Dos resultados infere-se que “63% dos portugueses admite que se guia principalmente pela data de consumo preferente indicada no rótulo para determinar se um alimento ainda está em boas condições para consumo, ignorando outros sinais importantes como o cheiro, o aspeto ou o sabor”, diz-se num comunicado da empresa.


Segundo a “Too Good to Go”, 38% dos portugueses podem estar a descartar alimentos em bom estado, especialmente por não entenderem bem a rotulagem das datas de validade.


A empresa, que combate o desperdício alimentar, diz que este continua a ser um “desafio premente” em Portugal, pelo impacto ambiental e social mas também pelo peso nos orçamentos familiares.


Os dados disponíveis indicam que se desperdiça em Portugal cerca de 184 quilos de comida por pessoa, todos os anos. Segundo a Comissão Europeia cerca de 10% do desperdício alimentar na União Europeia está associado à má interpretação das datas de validade. Portanto, diz a empresa, cerca de 18 quilos de alimentos por pessoa podem estar a ser desperdiçados anualmente em Portugal devido à confusão que ainda existe sobre o etiquetado das datas.


No inquérito 30% das pessoas admitiu não saber interpretar o que realmente indica a data “Consumir de preferência antes de”. Uma confusão mais evidente entre os jovens, sendo que um em cada três consumidores entre os 18 e os 34 anos assume ter dificuldades em interpretar estas datas.


Todos os anos são desperdiçadas mais de 2.500 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, o que representa 40% da comida produzida a nível global.


Lusa

Deixa-nos uma mensagem