ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: LUSA
Tiago Barquinha

Nacional 22.02.2021 18H37

Setor dos casamentos defende retoma da atividade com testes aos convidados

Escrito por Tiago Barquinha
O Movimento de Empresas do Setor dos Casamentos espera que a medida comece a vigorar em abril.
As declarações de Jorge Ferreira, representante do movimento.

false / 0:00

O Movimento de Empresas do Setor dos Casamentos (MESC) quer que os convidados sejam testados antes de cada evento. É esta a solução apresentada para que a área volte a laborar com alguma normalidade a partir de abril.


Nesta altura só é possível haver casamentos com cinco ou menos pessoas, medida que se arrasta desde novembro. Posto isto e perante o cenário que se vive - em 2020 houve uma quebra da faturação superior a 90% - Jorge Ferreira, representante do movimento, alerta para o importância de o setor voltar ao ativo com “segurança”.


A proposta do MESC prevê a demonstração de um teste negativo à Covid-19 realizado 72 ou 24 horas antes, consoante a tipologia, como requisito obrigatório para o acesso ao casamento. À exceção destes casos e das pessoas que já foram vacinadas, que estiveram infetadas há mais de 3 semanas e há menos de 6 meses ou que acusaram positivo num teste serológico até 5 dias antes do evento, todos os convidados terão de ser testados.


“Vamos recorrer aos testes PCR e/ou testes rápidos de antigénio ou saliva junto de laboratórios credenciados, Cruz Vermelha ou rede de farmácias”, acrescenta, esperando que “o Estado possa comparticipar uma grande quantia do valor do teste”.


Apesar dessas medidas de segurança, o representante do movimento admite a possibiliade de haver falhas, já que os testes não garantem uma eficácia de 100%. A pensar nisso, Jorge Ferreira propõe que, em todos os casamentos, seja “recolhida uma listagem com os contactos telefónicos dos convidados”. “Se houver um surto, o espaço onde é realizado o evento envia logo a lista para a Direção Geral de Saúde para que possa haver, de forma rápida, um rastreamento”.


Em 2019, houve mais de 33 mil casamentos em Portugal. Segundo um estudo recente da BestEvents e da revista I Love Brides, cada casamento tem uma média de 147 convidados. Assim sendo, o MESC acredita pode colaborar com o estado na testagem de mais de 450 mil pessoas. “Pretendemos que os espaços onde se realizam os casamentos passem a ser também um elemento ativo no controlo da pandemia”, refere Jorge Ferreira.


A versão final da proposta vai chegar ao Governo nos próximos dias, sendo que o movimento espera reunir em breve com a Direção-Geral da Saúde para que o plano possa ser colocado em marcha.

Deixa-nos uma mensagem