ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: Souto Rock / Facebook
Maria Carvalho

Cultura 03.07.2024 14H42

Souto Rock traz a Barcelos bandas emergentes do rock português  

Escrito por Maria Carvalho
O festival organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz desde 2005, junta nomes emergentes da música nacional.

O festival Souto Rock está de regresso a Barcelos, nos dias 12 e 13 de julho, para a 18.ª edição. Máquina, Sunflowers e Hetta atuam no Largo do Souto, na freguesia de Roriz.


Em declarações à RUM, o representante da organização do festival, Leonel Miranda, conta que o Souto Rock surgiu "em 2005, no âmbito do que é o papel de uma associação: diversificar aquilo que dá aos seus sócios e aos conterrâneos".


"Foi a vontade de fazer coisas e dar palco a bandas que não são muito conhecidas, nomeadamente no movimento mais rock e underground que se vivia e ainda vive em Barcelos", diz Leonel Miranda. "Tanto é que nas primeiras edições praticamente só vinham bandas de Barcelos e depois é que fomos alargando o leque", acrescenta.


O Souto Rock tem entrada livre e acampamento gratuito. A associação não procura lucro com o festival, uma vez que com os apoios do município de Barcelos, da junta de freguesia de Roriz e da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o evento está "pago".  "Para quem organiza, para quem trabalha em prol de algo, o carinho e o facto de as pessoas aparecerem acaba por ser o mais gratificante. E é isso que nos faz andar", conta o representante.


A primeira noite abre às 22:00 com uma das mais recentes bandas de Barcelos - Nada Ético. Também Os Overdoses, fundados por João Pimenta (10.000 Russos e Green Machine), fazem a sua estreia no festival para apresentar o disco de estreia “All Killers! No Fellers”, editado em 2024. Com música nova, atuam também os Sunflowers. A banda do Porto apresenta “A strange feeling of existential angst” (2023). 


Para fechar o palco principal, o público vai poder ouvir o techno-punk dos Máquina. A noite de sexta-feira fecha com dj set de Dedos Bionicos + Lovers&Lollypops, no Plátano Koberto.


Já no sábado, 13 de julho, Them Flying Monkeys vão abrir o palco principal, seguindo-se os Dead Club e o regresso dos 800 Gondomar. No Largo do Souto a festa encerra com Hetta, banda oriunda do Montijo, que tem sido responsável por colocar o punk hardcore nos principais palcos nacionais.


O fecho do festival conta com a dupla local de djs Carlos & Custódio, na sala do Plátano Koberto.

Deixa-nos uma mensagem