ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Betweien
Vanessa Batista

Academia 24.01.2023 18H51

Spin-off da UMinho lança Prémio de Literatura Infantil

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa pretende disseminar informação sobre uma temática relevante junto do público infantil e, simultaneamente, encorajar as crianças para a importância da leitura.
Declarações à RUM do diretor-geral da Betweien, Narciso Moreira, da diretora de desenvolvimento e comunicação, Helena Costa, e do pró-reitor com a pasta dos Projetos Especiais, Guilherme Pereira.

false / 0:00

Disseminar informação sobre uma temática relevante junto do público infantil e, simultaneamente, encorajar as crianças para a importância da leitura. Esta é a grande missão do Prémio de Literatura Infantil Betweien.


A iniciativa foi apresentada esta terça-feira, uma data simbólica, visto que é celebrado o Dia Internacional da Educação instituído pela UNESCO, em 2018.


O novo concurso que junta a Betweien, spin-off da UMinho com 11 anos de atividade, ao Instituto de Educação, vai desafiar as associações portuguesas a apresentarem uma causa ou narrativa que possa ser retratada num conto original infantil, o qual será depois publicado em livro.


Para o diretor-geral da empresa e alumni da UMinho, Narciso Moreira, esta é uma forma de "democratizar" e "facilitar" que associações portuguesas possam desenvolver conteúdos com valor acrescentado para o público infantil. "Tendo em conta que a Universidade do Minho é uma referência em termos de literatura e passagem de informação", os responsáveis consideraram esta coorganização uma excelente ideia.


As narrativas concorrentes devem contar com um intervalo de 1500 a 1800 palavras.


Os critérios de avaliação foram elencados pela diretora de desenvolvimento e comunicação da Betweien, Helena Costa. A ideia passa por analisar os contos ou causas pela sua "expressividade", ou seja, se a história faz sentido para o território, é atual e terá impacto nas pessoas; "assertividade e adequação" ao perfil académico das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo; desenvolvimento literário e pessoal, perceber se ajuda a "estimular o gosto pela literatura"; "qualidade" do argumento; "originalidade" do texto apresentado e, por último, a "mensagem pedagógica".


Para o pró-reitor com a pasta dos Projetos Especiais, Guilherme Pereira, este é o exemplo perfeito da vontade da UMinho aproximar-se dos seus alumni e das empresas da região. 


As inscrições para todas as associações nacionais estão abertas até 24 de fevereiro. Os detalhes e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui. O vencedor será revelado a 26 de março, Dia do Livro Português.

Deixa-nos uma mensagem