Regional 17.09.2019 08H16
SPZN promove campanha em escolas de Braga pela atractividade da carreira docente
Sindicato dos Professores do Norte promove acção de campanha esta terça-feira, na Escola Secundária Carlos Amarante e na EB23 André Soares.
O Secretariado Regional de Braga, do Sindicato dos Professores da Zona Norte – SPZN, promove, esta terça-feira, na Escola Secundária Carlos Amarante e na EB23 André Soares, uma acção de campanha que visa alertar e reivindicar a urgência em “Tornar atractiva a carreira e rejuvenescer o corpo docente".
A campanha percorrerá toda a região Norte, até ao dia 30 de Setembro.
Segundo, António Jorge Pinto, coordenador distrital do Sindicato, é "urgente e essencial a criação de condições que visem a atractividade da carreira e o rejuvenescimento do corpo docente como resposta aos desafios estratégicos do sistema educativo". Assim, entre as medidas defendidas estão a "valorização do o salário em início de carreira docente, eliminar as quotas de acesso aos 5º e 7º escalões, fazer crescer o número de docentes em exercício com menos de 30 anos de idade para, pelo menos, 10%, até ao final da legislatura, rever as condições de cessação do contrato de docentes em situação de regresso do docente titular, protegendo-se a continuidade da relação pedagógica com os alunos e criar incentivos de fixação aos quadros".