ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 05.11.2019 11H31

Start-up sediada no INL vence prémio internacional

Escrito por Pedro Magalhães
Rubynanomed distinguida pela Royal Society of Chemestry.
A investigadora Lorena Diéguez fala sobre o produto que levou à distinção internacional

false / 0:00

A start-up Rubynanomed, uma spin-off do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), foi distinguida internacionalmente pela Royal Society of Chemestry (RSC).


A RSC é uma organização científica, sediada no Reino Unido, que se dedica à publicação de revistas da área, dedicando-se também à translação da ciência à indústria médica. O organismo decidiu atribuir um prémio, na ordem dos 12 mil euros, à Rubynanomed, pelo desenvolvimento de um produto que consiste numa ferramenta de diagnóstico não invasiva que fornece informações em tempo real sobre a progressão do cancro.


À RUM,  Lorena Diéguez, directora científica da Rubynanomed, diz que a distinção acontece porque os jurados do prémio reconheceram que o produto da start-up "consegue isolar as células tumorais de uma forma muito mais eficiente do que os produtos aprovados e disponíveis do mercado". A ferramenta desenvolvida permite "desenhar uma estratégia personalizada para cada doente, após analisadas as células em tempo real".


O galardão atribuído à Start Up Rubynanomed contempla um prémio perto dos 12 mil euros. O valor é insuficiente para colocar o produto no mercado, uma vez que o mesmo necessita de aprovação clínica oficial, alcançada através de um estudo clínico aprovado pela Europa. A realização do estudo é cara mas os 12 mil euros, revela Lorena Diéguez, vão ajudar a start-up no aspecto logístico. "Vai ajudar-nos a estarmos presentes em feiras e convenções de ciência, onde estão investidores. São eles que podem investir para que o produto possa ser colocado na indústria". 


A responsável aponta que, depois de angariadas as verbas, o produto pode estar no mercado entre 2 a 3 anos.

Deixa-nos uma mensagem