Academia 20.10.2025 15H24
StartPoint Summit tem mais um dia e chega a Guimarães
Evento promovido pela Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com outras entidades, decorre, esta terça e quarta-feira, em Braga e, no dia 4 de novembro, em Guimarães.
Mais de 100 empresas participam na edição deste ano da StartPoint, a maior iniciativa de empregabilidade, empreendedorismo e formação, promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com outras entidades.
A iniciativa decorre, esta terça e quarta-feira, no campus de Gualtar, e, a 4 de novembro, no Multiusos de Guimarães.
Mafalda Azevedo, vice-presidente do Departamento de Carreiras da AAUMinho, dá conta que, este ano, “em parceria com a CodePoint, foi desenvolvida uma nova aplicação móvel, agora com funcionalidades melhoradas, pensadas para tornar a experiência dos participantes ainda mais completa, interativa e envolvente”. Pela primeira vez, o evento tem três dias e chega à cidade de Guimarães. “Não estávamos a conseguir atingir tanto os estudantes do campus de Azurém, que também está a crescer a nível empresarial, tecnológico e inovador”, explicou a responsável, dando nota que, em Guimarães, “há margem e mercado” para este alargamento.
Em Guimarães, estão já confirmadas “mais de 40 empresas”.
Comprometida com a sustentabilidade, a AAUMinho vai proporcionar aos estudantes de Guimarães transporte gratuito entre o campus e o Multiusos.
A StartPoint conta, este ano, “com a presença de organizações de diferentes setores, desde a tecnologia à inovação, sustentabilidade, arte, engenharia ou recursos humanos”. “Estas novas entidades trazem novas oportunidades de networking, de recrutamento e também de partilha de conhecimento, reforçando o nosso compromisso em aproximar o talento académico do mercado de trabalho”, acrescentou Mafalda Azevedo.
Esta terça-feira, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente da AAUMinho, Luís Guedes, protagonizam a sessão de abertura. Há ainda uma mesa redonda, denominada ‘A Nova Geração de Dinheiro’, com Catarina Machado, criadora da Academia de Literacia e Financeira. O primeiro dia contará ainda com o Mentoring Point, em parceria com a Universidade do Minho, momento em que antigos estudantes da academia de “empresas Gold” falam sobre o seu percurso académico e profissional.
No dia seguinte, além de uma talk sobre inteligência artificial, Rui Marques, da Associação Empresarial de Braga junta-se a Gouveia e Melo, sobre “o momento que nos reserva o segundo quarto do século XXI”. Na quarta-feira, destaque ainda para o DemoDay, promovido em parceria com a Startup Braga
No dia 4 de novembro, em Guimarães, está já confirmada a presença de André Sousa, mais conhecido por Ride Death Monkey.
“Vamos ter vários profissionais de diferentes áreas, desde tecnologia, educação financeira, até indústria e empreendedorismo, com experiências muito diferentes, desde líderes de grandes empresas até jovens empreendedores em início de carreira”, acrescentou Duarte Lima, responsável pela Formação na AAUMinho.
Estas iniciativas permitem a partilha “de histórias reais, conselhos práticos e esclarecimento de dúvidas”.