Cultura 13.12.2024 14H58
TC. Gavin Bryars revisita clássicos em concerto com “poder emocional bastante forte”
O compositor de renome e contrabaixista inglês sobe ao palco do Theatro Circo, em Braga, esta sexta-feira, pelas 21h30.
Gavin Bryars, um dos nomes mais conceituados da música contemporânea, atua num concerto único no Theatro Circo, esta sexta-feira. O músico britânico apresenta-se com o seu Ensemble, acompanhado de músicos da Academia de Música de Espinho e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na sala principal do espaço bracarense, pelas 21h30.
Durante o concerto, o compositor britânico revisita seus clássicos mais conhecidos, como ‘The Sinking of the Titanic’, ‘Jesus' Blood Never Failed Me Yet’ e não só. Aos microfones da RUM, Gavin Bryars refere que o espetáculo “vai ser uma versão especial” que, aponta, poderia ser tocado sozinho, mas que “funciona muito melhor” com a presença dos músicos convidados.
O britânico refere que a possibilidade de realizar este espetáculo com os músicos se aproxima das versões que já tinham sido apresentadas no passado, “o que pode envolver coisas complicadas”. Apesar de “existirem há mais de 50 anos”, o músico garante que os temas ganham vida nova a cada apresentação. “Há algo na música que a detém de ficar obsoleta”, afirma.
Gavin Bryars estreia-se no Theatro Circo acompanhado por Yuri Bryars, no contrabaixo e teclado, Morgan Goff, na guitarra clássica, Audrey Riley, no violoncelo, e James Woodrow, na guitarra elétrica. Acredita ainda que o público vai encontrar um concerto com algum “efeito emocional”, em que uns espetadores vão encontrar algo que já conhecem, enquanto outros vão "ser surpreendidos”.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura