Cultura 11.10.2024 12H33
Tin.Bra conquistou a chancela de 'Clube UNESCO'
Braga ainda não tinha um clube UNESCO direcionado para as artes.
A Academia de Teatro Tin.Bra conquistou a chancela de 'Clube UNESCO', por incorporar nos seus espetáculos e modo de ação os pressupostos estipulados por Jacques Delors no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI e os objetivos UNESCO.
Para assinalar este feito, a direção da Tin.Bra foi recebida, esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, para uma pequena cerimónia.
O autarca enalteceu a importância da associação no tecido cultural da cidade de Braga. "É uma instituição incontornável da nossa vida cultural e que tem tido, ao longo dos anos, um papel fundamental na formação de muitos bracarenses, de despertar o gosto pelo teatro, e isso é algo que tem um valor incomensurável", nota Ricardo Rio.
A presidente da Tin.Bra, Adriana Moreira, não escondeu o orgulho na academia que, de momento, conta com cerca de 300 alunos. "Estamos a renascer como uma fénix. As associações têm constrangimentos, mas é preciso abraçar as causas e andar para a frente", refere.
A Tin.Bra deixou de ser apenas uma companhia de teatro infantil para acolher pessoas de todas as idades.
Tanto a presidente da academia de teatro como o diretor-geral, Hugo Dias, foram, há cerca de 20 anos, “parte da família Tin.bra”. É por isso que, como explica o diretor-geral, procuram "fazer sempre o melhor pela associação".
"Queremos ver a Tin.Bra a abraçar novos projetos, iniciativas e desafios. A pensar nisto, e como a nossa ligação com a UNESCO já vem de há muitos anos de outros desafios que abraçamos, pensamos que a forma como a Tin.Bra trabalha seria um ótimo veículo para divulgar os pressupostos da UNESCO", acrescenta Hugo Dias.