Cultura 04.07.2025 17H11
Topónimos do Gerês em exposição no Mercado Municipal
A origem dos nomes, de alguns dos espaços que encontramos pela Serra de Gerês captada pela lente do fotógrafo Luís Borges, pode ser encontrada no Mercado Municipal de Braga, até ao dia 17 de agosto.
A exposição 'Gerês, a Terra Fala' da autoria do fotógrafo transmontano, Luís Borges, a viver em Terras de Bouro, desde 2003, é uma viagem pela paisagem e pelo vocabulário. Foi assim que a exposição de mais de uma dezena de fotografias, de vários espaços do Parque Nacional, foi apresentada, hoje, pelas dez horas, no Mercado Municipal de Braga.
Fruto de mais de 10 anos de caminhadas pelo parque, estas fotos “captam a serra como um arquivo vivo” e alimentam o “gosto e a curiosidade” do autor pela origem dos nomes.
“Uma portela é um sítio onde a gente pode transpor facilmente a montanha, um porto é um local onde a gente pode transpor um curso de água, as mariolas dão-me a indicação do rumo que eu posso tomar”, relata o fotógrafo.
Na origem da exposição está o livro 'A Região do Gerês e a Estrada da Jeira: Dialetologia, História, Arqueologia e Etnologia na Toponímia', que o fotógrafo foi convidado a ilustrar pelo professor Fernando António da Silva Cosme, da Universidade de Lisboa.
Escrito por José Silva Brás e editado por Elsa Moura.