ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Cultura 29.03.2023 14H40

Três dias de Cenários Passados. O teatro e as várias lentes da arte em Guimarães

Escrito por Vanessa Batista
Teatro, ensaios abertos, concertos e tertúlias, estes são alguns dos momentos previstos no programa Cenários que integra a programação do Teatro D.Maria II, a Odisseia Nacional. Iniciativa que permitirá a coprodução e criação entre as várias regiões do país que serão palco do Cenários. 
Declarações do firetor artístico do Teatro D. Maria II, Pedro Penim.

false / 0:00

Como é que o teatro e o seu passado recente podem ajudar a pensar a região norte e o próprio país. Esta é a questão que vai servir de mote para o programa Cenários. A iniciativa está inserida na programação do Teatro D. Maria II, a Odisseia Nacional, uma forma desta entidade cultural contornar as obras do espaço em que está sediada e, além disso, contribuir para a reflexão e promoção de trabalhos com outras áreas geográficas de 94 municípios.


O programa Cenários Passados, decorre de 30 de março a 1 de abril, em vários espaços da cidade de Guimarães e conta com a colaboração d´A Oficina, a iniciativa pública Portugal Inovação Social e o Lab2050.


Trata-se de uma programa vasto composto por debates, conversas, mesas redondas e conferências, mas também por concertos, showcases, uma leitura encenada e um espetáculo internacional.


No primeiro dia, está previsto um debate com membros da Universidade do Minho com o tema "Investigação, Processo e Transformação do Quotidiano", no Teatro Jordão. O dia termina com “In Locco – Captain Boy”, no café concerto do Centro Cultural Vila Flor.


Além da história e da discussão sobre políticas culturais, o evento irá abordar questões ecológicas e sociais.

A RUM conversou com o diretor artístico do Teatro D. Maria II, Pedro Penim, que espera que este momento possibilite o encontro com a "população mais jovem".


"Hopeless", de Sergiu Matis, na sexta-feira pelas 21h30, no CCVF, é um dos destaques da programação eleitos por Pedro Penim. O coreografo e encenador romeno parte da poesia pastoril da antiguidade grega e romana, e forja cenários a partir de fragmentos. Um espetáculo que evoca uma sensação geral de impotência e coloca os espectadores perante um cenário distópico, um festim de catástrofes e ruína.


No sábado, pelas 16h30, no Teatro Jordão, os interessados vão poder assistir a um ensaio aberto. "Open Lab STAGES" é o nome da iniciativa que conta com a participação de Rogério Nuno Costa, Aida Estela Castro e Manuel Bogalheiro. Como pode a arte contribuir para a sustentabilidade, é o mote da sessão.


Um programa vasto que irá permitir também a reflexão sobre o contributo da cultura na "prosperidade dos municípios". Momento que irá contar com a presença, na sexta-feira, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no Teatro Jordão.


A digressão da Odisseia Nacional prossegue com o Cenários Presentes e Futuros. Um ano que poderá mudar a programação do Teatro D.Maria II, visto que o diretor artístico, Pedro Penim, não tem dúvidas que desta ´digressão` irão resultar projetos de coprodução e criação. 

Deixa-nos uma mensagem