Regional 05.07.2025 07H00
ULS de Braga aplica "revolução" tecnológica nos sistemas de informação
É mais um passo "sustentado e orientado para o futuro da saúde na região", menciona a ULS de Braga em comunicado que alerta também para constrangimentos informáticos este sábado.
A ULS Braga inicia este sábado a implementação da Suite Hospitalar dos SPMS, que implicará a intervenção nos sistemas ao longo deste sábado, o que poderá provocar alguns constrangimentos de acesso interno.
Num comunicado enviado às redações, fonte da ULS de Braga refere que se trata de "um passo estruturante na sua transição digital em saúde e um investimento claro na modernização e melhoria contínua dos cuidados prestados à população".
Entre as vantagens do sistema são evidenciadas a "maior integração e interoperabilidade entre sistemas, a melhoria da experiência dos utentes e dos profissionais de saúde", tornando a "infraestrutura tecnológica mais robusta e escalável".
Com o novo sistema a informação clínica fica "centralizada e acessível em tempo real", assegurando também o reforço da interoperabilidade em rede com o SNS.
Uma nova aposta que vai ainda mais longe e garante capacidade de adesão a projetos inovadores de forma mais célere e eficiente.
ULS alerta para constrangimentos informáticos este sábado e deixa apelo à população
No entanto, a primeira fase intervenção nos sistemas de informação que está prevista para este sábado, 5 de julho, a partir das 8H00, deixará temporariamente "inoperacionais os sistemas informáticos".
"Esta transição poderá causar alguns constrangimentos a partir do próximo sábado, dia 5 de julho, até à reposição integral dos sistemas. Neste sentido, a ULS Braga apela a todos os utentes que se desloquem ao Hospital de Braga apenas em caso de necessidade, privilegiando o contacto prévio com a Linha SNS 24, por forma a garantir uma referenciação adequada e o acesso aos cuidados de saúde necessários com maior eficácia", alerta.