Academia 15.03.2025 08H18
"Uma das áreas em que a UMinho é reconhecida é a da inovação pedagógica"
O docente da Escola de Engenharia, Rui Lima, prémio de Mérito na Docência da Universidade do Minho, foi o convidado do UMinho I&D.
Rui Lima foi o primeiro distinguido com o Prémio de Mérito na Docência da Universidade do Minho e convidado do UMinho I&D desta semana.
À RUM, o professor da Escola de Engenharia da instituição destaca o facto da UMinho ser reconhecida internacionalmente pela "inovação pedagógica". "Isso tem a ver com aquilo que os docentes fazem no dia-a-dia, na forma como interagem com os estudantes e muito trabalho que tem sido feito explicitamente para ajudar os docentes a desenvolverem-se também", especifica.
Para Rui Lima, os professores têm de ter capacidade para se atualizarem, "não só do ponto de vista da investigação mas também do ponto de vista daquilo que é feito na prática docente com os nossos estudantes, criando oportunidades para eles se desenvolverem de forma mais autónoma".
"Há muita coisa a puxar por eles, também nos cabe a nós encontrar as formas que vão resultando melhor com os estudantes. Nunca é igual. Todos os anos, temos experiências e estudantes diferentes. Para mim é super motivadora essa diversidade e essa possibilidade de ir fazendo as coisas de forma diferente e adaptando", assume.
O académico, formado em Engenharia de Produção e Sistemas, implementou uma abordagem de aprendizagem ativa e baseada em projetos na área da Engenharia e Gestão Industrial. A motivação foi "fazer algo que estivesse mais próximo da prática profissional. Fomos à procura das empresas para puxar projetos que são reais", começa por dizer, acrescentando que "a ideia de criar essa diferença" foi motivando professores e alunos, assim como o facto de "fazer algo que fosse mais motivador para os estudantes mas que fosse relevante e lhes desse oportunidade de aprofundamento".
De acordo com o docente da UMinho, este método permite que os alunos passem por várias etapas dentro de uma empresa. "Num momento estão a falar com um operador de uma máquina, a seguir falam com um diretor industrial e depois podem estar a falar com o CEO da empresa. Estas diferenças de estilos de comunicação, de formas de lidar, de poderem passar por vários setores são experiências espetaculares", especifica.
Rui Lima foi o convidado do UMinho I&D desta semana, que pode ser ouvido em podcast no site da RUM.