ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 16.10.2022 11H55

Uma nova fábrica e residência universitária. Empresas serão apoiadas pela CMB

Escrito por Vanessa Batista
Proeza Poética, S.A, e Procemel vão criar cerca de 120 postos de trabalho. Medidas de apoio ao investimento estratégico em Braga serão analisadas em sede de reunião de câmara.

Nos próximos anos, a cidade de Braga vai ver nascer uma residência universitária e uma nova unidade fabril no Parque Industrial de Adaúfe. Os dois investimentos deverão permitir criar cerca de 120 novos postos de trabalho.


Através do Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento do Município de Braga, a Proeza Poética, S.A, e a Promecel - Indústria de Componentes Mecânicos e Elétricos, Lda, irão beneficiar de incentivos por parte da Autarquia Bracarense, nomeadamente na redução no valor do IMI e das respetivas taxas municipais.


Estas medidas, que o Município de Braga apresenta como de interesse público estratégico, serão analisadas e votadas na próxima reunião de executivo Municipal, esta segunda-feira, dia 17 de outubro, no Centro de Juventude de Braga.


A empresa Proeza Poética, S.A. prevê investir cerca de 13 milhões de euros na construção de uma residência para estudantes, na Rua Quinta da Armada, em São Victor, com 204 quartos individuais a preços acessíveis, incluindo um centro de estudo aberto a visitantes e dinamizado com atividades e eventos académicos. A previsão é que o edifício possa estar concluído em setembro de 2023.


O projeto prevê a criação de cerca de 30 postos de trabalho, sendo que a empresa pretende recrutar entre os licenciados da Universidade do Minho.


Após avaliação da InvestBraga, o Município de Braga irá atribuir uma redução de 54,4% no IMI pelo período de tês anos, tal como a redução de 54,4% das taxas e licenças municipais.


Já a Procemel irá investir cerca de 2,5 milhões de euros na construção da nova unidade fabril no Parque Industrial de Adaúfe, no sector da metalomecânica de precisão. A empresa prevê a criação de 90 postos de trabalho, sendo que o Município irá atribuir uma redução de 60% no IMI pelo período de tês anos, e de 60% nas taxas e licenças municipais, incluindo a taxa municipal de urbanização.


Recorde-se que o Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento do Município de Braga, abrange todos os projectos de investimento de iniciativa privada que visem a sua instalação, relocalização ou ampliação no concelho de Braga. O programa visa incentivar o investimento empresarial, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado, assim como para a manutenção e criação de postos de trabalho, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia.


Também nesta reunião serão votados os apoios a atribuir a diversas entidades do concelho, com o Município a celebrar um contrato-programa com o ABC de Braga - Andebol SAD, no valor de 205,920,00 euros, e com a Associação Cultural Recreativa Desportiva Arsenal de Crespos, no valor de 1.500,00 euros. Estes contratos visam dar continuidade aos programas de desenvolvimento desportivo destas entidades, com a finalidade de apoiar a formação de atletas.


Outra proposta analisada nesta reunião, prende-se com o apoio financeiro ao Seminário Conciliar de Braga, no valor de 20 mil euros, tendo em conta o programa cultural comemorativo dos 450 anos da criação desta instituição.


Quanto às Freguesias do Concelho, a Autarquia Bracarense vai atribuir à União das Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), 9.556.96 euros destinado à pavimentação da Rua 25 de Abril, em Este São Pedro, e 15.385,98 euros, para a reconstrução de WC de apoio ao Parque de Lazer da mesma freguesia. Já a União das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, vai receber 6.680,00 euros, para obras no Cemitério de Gondizalves.

Deixa-nos uma mensagem