ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Marcelo Hermsdorf

Academia 02.07.2025 18H09

UMinho acolhe 1º Encontro ARNET sobre ciência aquática e políticas públicas

Escrito por Marcelo Hermsdorf
A iniciativa decorre entre esta quinta e sexta-feira, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.
Palavras de Cláudia Pascoal.

false / 0:00

A Universidade do Minho (UMinho) acolhe esta quinta e sexta-feira o primeiro encontro ARNET, uma iniciativa dinamizada pela Rede de Investigação Aquática que reúne investigardores do Minho ao Algarve para workshops, tertúlias e sessões de pitch com cientistas.


Sob o tema 'Ciência nas políticas públicas: da investigação à decisão', a diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da UMinho, Cláudia Pascoal, ressalta que durante o primeiro dia, as atividades são voltadas maioritariamente para os investigadores, com sessões plenárias e workshops paralelos “para debater questões concretas”.

O dia seguinte ficará marcado pela presença de “atores com influência política”, com a mesa-redonda 'Monitorizar, avaliar e agir: desafios para a gestão de sistemas aquáticos', com representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Grupo Águas de Portugal e de membros da academia. “Vamos debater as questões que nos interessam do ponto de vista científico, mas também que interessam à sociedade e às empresas e quem toma a decisão”, refere.


A Rede de Investigação Aquática, formada por mais de 700 cientistas, investiga questões relacionadas com os sistemas e os ecossistemas aquáticos, ligados à exploração e à monitorização aquática, além do impacto das alterações globais, sustentabilidade ambiental e avaliação e gestão de riscos ambientais, com uma linha de investigação voltada para a governança e literacia.

Em declarações à RUM, Cláudia Pascoal sublinha que este encontro auxilia o consórcio tendo em vista a discussão de questões conjuntas para ter “metas a atingir que sejam comuns”.


A sessão de abertura está agendada para esta quinta-feira, a partir das 11h00 no B1 do Campus de Gualtar. 

Deixa-nos uma mensagem