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Fotografia: Universidade do Minho
Redação

Academia 30.06.2025 13H09

UMinho acolhe conferência europeia sobre literacia académica e Inteligência Artificial

Escrito por Redação
A 13ª Conferência da Associação Europeia para o Ensino da Escrita Académica conta com 160 investigadores de 30 países e decorre de 2 a 4 de julho.
Declarações de José Brandão Carvalho à RUM

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A Universidade do Minho será palco da 13ª Conferência da Associação Europeia para o Ensino da Escrita Académica entre os dias 2 e 4 de julho. O campus de Gualtar da UMinho, em Braga, acolhe 160 investigadores, de 30 países para discutir desafios atuais associados à literacia académica.


A discussão centrar-se-á no cruzamento de perspetivas de diferentes partes do mundo sobre a escrita académica, bem como na forma como a Inteligência Artificial (IA) pode afetar este tópico em ambientes universitários. Para isso, a conferência contará com a presença de Suresh Canagarajah (Universidade do Estado da Pensilvânia, EUA), Julia Molinari (Open University, Reino Unido) e Federico Navarro (Universidade de O’Higgins, Chile).


José Brandão Carvalho, coordenador da organização do evento, falou à RUM sobre a relevância associada a unir diferentes modos de perspetivar o tema, provenientes de todos os continentes. Destaca, por isso, os contextos multiculturais e os desafios colocados pelo uso crescente da IA como os pontos centrais do debate.


Segundo o professor da UMinho, as "implicações associadas ao uso da inteligência artificial preocupam" o meio académico. Defende ainda que “é preciso analisar os perigos que a IA traz, mas também aproveitar as suas vantagens”, acrescentando que não podemos caracterizar estas ferramentas como “estratégias de facilitismo para os alunos”, mas sim como “fontes de produção de conhecimento com mais qualidade”.


Mesmo sabendo que o programa não envolve os alunos, o docente acredita que a Universidade do Minho está a demonstrar uma consciência para a relevância da questão. Garante, por isso, que a academia “dará continuidade ao trabalho feito nesta área, com iniciativas que sensibilizem os estudantes para a importância da linguagem no desenvolvimento de conhecimentos”.


A agenda inclui, também, comunicações em oito espaços em simultâneo, apresentações de pósteres, mesas redondas e workshops. A sessão de abertura está marcada para quarta-feira, a partir das 9h30. No dia anterior, estão agendados os workshops pré-conferência, no edifício do Instituto de Educação.

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