Academia 15.05.2025 15H44
UMinho é uma das 80 entidades presentes na Feira de Oportunidades 'Orienta-te'
Mostra académica e profissional decorre, até esta sexta-feira, no Multiusos de Guimarães.
A Universidade do Minho é uma das 80 entidades que participa na Feira de oportunidades – ‘Orienta-te’. A mostra, promovida pela Câmara de Guimarães, decorre no Multiusos daquela cidade até esta sexta-feira.
Universidades e institutos politécnicos, empresas, IEFP, Cruz Vermelha, forças de segurança ou forças armadas são algumas das entidades que se juntam à iniciativa, que tem como objetivo colocar os jovens “em contacto com oportunidades académicas ou profissionais”, orientando-os “em momentos decisivos da sua vida”, para que “tenham informação para fazerem escolhas informadas e acertadas”, denotou o vereador que tutela a Juventude em Guimarães, Nélson Felgueiras.
A Universidade do Minho tem “captado muitos alunos do concelho de Guimarães” e, por isso, mais uma vez se junta à iniciativa da autarquia, com o intuito de “promover a oferta formativa e apoiar o processo de acesso destes jovens ao ensino superior, que é também uma missão de uma Universidade pública”, afirmou Teresa Ruão, pró-reitora para a Comunicação Institucional da academia minhota. Além de informação sobre a oferta formativa, a UMinho disponibiliza também informação sobre a Arqus, “uma aliança de universidades europeias” da qual faz parte, juntamente com outras oito instituições.
“Desde que começou a campanha do concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano, já tivemos mais de sete mil visitantes aos campi da Universidade do Minho, para além daqueles que nós atingimos em feiras desta natureza. Além disso, os resultados históricos que a UMinho teve no último concurso nacional, acima de 98% de preenchimento das vagas, resulta também desta aposta grande na comunicação”, denotou teresa Ruão.
Para o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, “a UMinho é uma universidade cada vez mais completa e desenvolve áreas que inspiram o futuro”.
“Nós, territorialmente, trabalhamos em políticas que afirmem Guimarães como cidade de Ensino Superior e Ciência, que continuamente está a dar os seus resultados”, afirmou o autarca. Domingos Bragança acredita que “as transformações estruturais que se fazem através da ciência e do conhecimento dos jovens são políticas de médio e longo prazo”, apontou o presidente do município.
Nélson Felgueiras acredita que vão passar por esta edição “mais de cinco mil jovens”.
Para o futuro, “a expectativa é que a iniciativa cresça e se afirme”. “Os jovens diziam que queriam um momento como este para terem contato com a oferta formativa e, portanto, a nossa expectativa é que cresça, que cada vez mais pessoas jovens participem e que seja, de facto, um momento esclarecedor numa fase importante das vidas dos jovens”, finalizou o vereador.
A Feira de Oportunidades - 'Orienta-te' estará aberta ao público das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é livre e gratuita.