ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte. ComUM
Redação

Academia 22.06.2022 22H12

UMinho junta-se às comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís

Escrito por Redação
Academia minhota vai acolher exposições, leituras e tertúlias, ao longo de um ano.

A Universidade do Minho tornou-se, esta terça-feira, parceira oficial das comemorações do centenário da escritora Agustina Bessa-Luís. O protocolo institucional foi assinado pela vice-reitora Joana Aguiar e Silva, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, numa cerimónia que contou com as presenças do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e da filha da escritora, Mónica Baldaque.


A academia minhota passa, assim, a integrar o protocolo de cooperação juntamente com os municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.


A UMinho abre as portas à iniciativa, que pretende recordar o trabalho e o percurso literário de Agustina Bessa-Luís. O projeto arranca a 15 de outubro de 2022 - data em que a escritora completaria o 100º aniversário - e estende-se até ao mesma dia do ano seguinte. Exposições, leituras encenadas, ciclos de cinema e tertúlias são algumas das atividades que a universidade vai acolher.



*Por Hugo Costa

Deixa-nos uma mensagem