ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 27.03.2024 11H40

UMinho lidera projeto europeu para criar espaços digitais de interação entre os leitores

Escrito por Liliana Oliveira
“Lirensemble” junta dez universidades e é cofinanciado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ até 2026.
Declarações de Maria Jesus Cabral

false / 0:00

A Universidade do Minho lidera um projeto europeu para criar coleções personalizadas e espaços digitais de interação entre os leitores, além de ações para os capacitar e investigações na área.

O projeto chama-se “Lirensemble”, junta dez universidades e é cofinanciado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ até 2026.


Um dos objetivos do projeto “é a investigação”, sendo que, “todos os anos, há um simpósio que é organizado numa das universidades parceiras”, explicou à RUM Maria Jesus Cabral, investigadora responsável. “São programas intensivos sobre um dos tópicos da leitura em comunidade, para mestrandos e doutorandos”. Além disso, pretende-se “criar uma plataforma, denominada ‘Lirensemble’, um espaço digital inovador, gratuito, dedicado à leitura e à partilha de textos literários”.

A professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho explica que através da plataforma digital vai ser possível promover momentos de interação entre os leitores das diferentes universidades. “Vai haver uma antologia de contos que vão ser lidos e publicados em diferentes línguas”, denotou.


A plataforma vai conter “entrevistas, que vão sendo realizados pelos estudantes durante os programas intensivos, e a possibilidade de as pessoas interagirem, através de conversas e comentários, sobre a sua própria experiência de leitura”.


Os leitores terão “a oportunidade de dar a voz ao texto” e este “projeto não se restringe ao âmbito mais académico”, destacou a professora, dando nota da “dimensão societal, que passa pela integração da leitura no desenvolvimento pessoal dos cidadãos”. “Este projeto vai investigar e vai fazer formação e vai também criar ferramentas para que a imaginação e o pensamento críticos sejam incentivados”, reforçou.


O projeto está articulado com a rede interinstitucional LEA! Lire en Europe Aujourd'hui, sediada no Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM), que desde 2008 promove estudos, publicações, formações pós-graduadas/avançadas e atividades no âmbito da leitura literária.

O encontro do dia 28 vai contar com os representantes do consórcio, formado pelas universidades do Minho, Porto (Portugal), Antuérpia (Bélgica), Cádis, Valência (ambas de Espanha), Masarykova (Chéquia), Pazmany Peter (Hungria), Paris-Nanterre, Paris 3 (França) e Roma Sapienza (Itália). Na abertura intervêm o coordenador da rede LEA!, Franc Schuerewegen; a vice-reitora da UMinho, Filomena Soares; o presidente da ELACH, João Cardoso Rosas; o diretor do CEHUM, Vítor Moura; e Maria de Jesus Cabral.

Deixa-nos uma mensagem