ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

PSP de Braga nas imediações do campus de Gualtar da Universidade do Minho (PSP de Braga)
Elsa Moura

Academia 04.06.2021 13H19

UMinho. PSP reforça vigilância junto aos bares de Gualtar

Escrito por Elsa Moura
Últimas ocorrências geram preocupação entre a comunidade académica. Desacatos acontecem depois do encerramento dos estabelecimentos.
Vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, confirma contactos com a PSP que já garantiu reforço do policiamento à noite depois do período de encerramento dos estabelecimentos.

false / 0:00

A PSP de Braga vai reforçar a vigilância junto aos bares da Universidade do Minho (UMinho) , em Gualtar, depois do registo de diferentes rixas entre grupos após o encerramento dos estabelecimentos, nos últimos dias. A reitoria da UMinho assume estar preocupada, já reuniu com as autoridades policiais e locais e entretanto enviou um comunicado à comunidade académica.


O vice-reitor, Eugénio Campos Ferreira, explica, em declarações à RUM que os problemas surgem "principalmente depois do encerramento dos estabelecimentos". A PSP já garantiu à reitoria que vai "aumentar o reforço e acompanhar o período pós encerramento, evitando alguns confrontos que se têm verificado na envolvente do campus de Gualtar", acrescenta.


O responsável adianta que não há dados suficientes que permitam perceber se as rixas são ou não entre elementos externos da UMinho. À RUM, o docente referiu que alguma informação que circula aponta para "um aumento da disputa entre grupos rivais", mas "poderá não haver correlação entre o último evento (esta semana) e uma disputa entre diferentes grupos" (no passado fim-de-semana).


PSP apela ao contacto

A UMinho e a PSP reforçam um apelo junto da comunidade académica e de todos os cidadãos que frequentam as imediações do campus de Gualtar. 

"Caso assistam a desacatos na rua ou no interior de bares, devem contactar telefonicamente a PSP para alertar para a existência destes problemas até porque, nas últimas ocorrências, a PSP não tem sido informada", esclareceu também aquele docente.


Recorde-se que esta semana circulou nas redes sociais um vídeo onde eram visíveis confrontos entre diferentes jovens junto aos bares.


Contacto PSP de Braga - 253 200 420

Deixa-nos uma mensagem