ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Redacção

Academia 15.11.2019 13H03

UMinho.Patrícia Gomes Lucas vence Prémio Victor de Sá

Escrito por Redacção
É atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e considerado o maior galardão do país para jovens investigadores desta área.

O Conselho Cultural da Universidade do Minho acaba de distinguir Patrícia Isabel Gomes Lucas com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2019, o maior galardão do país para jovens investigadores desta área. A historiadora dedicou-se a uma análise do Partido Regenerador em Portugal no período da monarquia constitucional. Foi ainda distinguido com uma menção honrosa o trabalho de Maria Inês Rodrigues sobre o Massacre de 1953, em São Tomé e Príncipe. 


A entrega dos prémios, assim como a apresentação dos trabalhos, realiza-se no próximo mês de Dezembro, anunciou aquela instituição em comunicado.


No trabalho de Patrícia Gomes Lucas – “Partidos e política na monarquia constitucional: O caso do Partido Regenerador (1851-1910) - pretende estudar-se, através da análise das caraterísticas específicas do partido, os motivos que garantiram a sua longevidade e que o distinguiram das restantes formações partidárias da época. Esta investigação pretende ainda analisar a evolução, o funcionamento interno e a representação e comportamento do Partido Regenerador na sequência de duas eleições, em 1881 e 1901. “Este é um prémio prestigiado nesta área da história, daí que esteja muito feliz por me ter sido atribuído. Fico ainda mais satisfeita por saber que uma tese, que demorou anos a ser produzida e que envolveu muito esforço, deu frutos e motivou o reconhecimento do meio académico”, frisou Patrícia Gomes Lucas.


Nesta 28ª edição foi ainda distinguida com uma menção honrosa Maria Inês Martins Birrento do Nascimento Rodrigues, com a obra “Espectros de Batepá: Memórias e narrativas do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe”. O trabalho pretende trazer para o centro da investigação não apenas o evento histórico, mas toda a dimensão simbólica que o mesmo acarreta.


Patrícia Gomes Lucas é licenciada em História (2010) e mestre em História Contemporânea (2013) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação subordinada ao tema Conde de Casal Ribeiro: um percurso político no liberalismo oitocentista (1846-1896). É ainda doutorada em História Contemporânea (2019) pela mesma instituição, com uma tese subordinada ao tema Partidos e política na Monarquia Constitucional: o caso do Partido Regenerador (1851-1910), que recebeu a qualificação de Muito Bom por unanimidade. Participou em projectos de investigação nas áreas da história política, história económica e demografia em várias instituições científicas. É investigadora integrada doutorada do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), onde colabora atualmente num projeto de investigação sobre a figura do engenheiro Frederico Ressano Garcia. É também membro da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário da Revolução de 1820. 

As suas principais áreas de investigação são história política, partidos políticos, eleições e representação, biografias e prosopografias. 

Deixa-nos uma mensagem