ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Regional 12.10.2024 11H12

Vila Verde, Terras de Bouro e Amares com 600 mil euros para reparar danos das cheias de 2023

Escrito por Redação
O protocolo assinado entre as autarquias e a APA, esta sexta-feira, contou com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Os municípios de Vila Verde, Terras de Bouro e Amares assinaram, esta sexta-feira, na Zona Fluvial da Ponte Nova – Loureira, concelho de Vila Verde, três protocolos com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a liberação de 600 mil euros para a reparação dos danos causados pelas cheias e inundações ocorridas em novembro do ano passado.


Cada autarquia vai receber cerca de 200 mil euros para a renaturalização e reabilitação dos rios, que para a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que presidiu a sessão, “é uma prioridade para a pasta e que até ao momento já foi realizado em 300 km de rios em Portugal”. A meta, segundo a responsável, é chegar aos 500 km até 2030.


Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, acusou a EDP-Produção “de ter gerido muito mal” toda a situação. Ressaltou ainda a necessidade de mais investimento e de contar com o apoio da empresa para ajudar os municípios a limparem os rios.


Já o presidente da APA, Pimenta Machado, destacou que eventos extremos e os picos de chuva, “serão uma constante” e que é preciso “estar preparado para esta nova realidade”. Ainda estiveram presentes os presidentes das câmaras municipais de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, e de Amares, Manuel Moreira.


Os recursos serão utilizados para intervenções nos rios Cávado, Homem e Neiva, nomeadamente em açudes destes locais.



*Escrito por Marcelo Hermsdorf

c/LUSA

Deixa-nos uma mensagem