ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: CMB
Elsa Moura

Academia 28.03.2025 13H23

Autarquias aplaudem abertura do Centro Audiovisual e Multimédia à região

Escrito por Elsa Moura
Representantes dos municípios de Braga e Guimarães estiveram presentes na inauguração e elogiaram abertura desta nova valência à região.
Declarações de João Rodrigues e Paulo Silva (cortesia ICS)

false / 0:00

O novo Centro Audiovisual e Multimédia da Universidade do Minho (UMinho) vai estar disponível para a região, nomeadamente as cidades de Braga e Guimarães, onde dispõe das suas valências centrais no âmbito da oferta formativa e da investigação, uma possibilidade aplaudida pelas autarquias.


João Rodrigues, vereador do Município de Braga assistiu ao momento e acompanhou a visita ao novo espaço localizado no Campus de Gualtar mencionando que "é de valorizar" o facto desta ser também "uma valência para a cidade". "O pequeno grande pormenor desta abertura à comunidade, da própria cidade passar a ter um equipamento com estas caraterísticas e com esta capacidade num tempo em que a informação é essencial (...) é um grande salto que universidade, cidade e comunidade damos nesta área", declarou. Evidenciando que "as mais diversas entidades despoletam informação a toda a hora", reconhece que "às vezes falta-lhes os meios para o poderem fazer da forma mais conveniente e da forma mais eficiente possível", algo que este centro poderá facultar.


Também Paulo Silva, vereador do Município de Guimarães, destacou a importância do Centro Audiovisual e Multimédia no ensino com condições de “excelência”, mas também a possibilidade do desenvolvimento de projetos regionais. "Este tipo de serviço poder também ser disponível para o território é uma mais-valia para Braga, onde está localizado, mas para toda a região e para Guimarães enquanto parceiro fundamental da Universidade do Minho também, acreditamos que este possa ser um passo importante para muitos projetos que se possam aqui desenvolver", sustentou.


O equipamento, inaugurado esta quarta-feira, será gerido pelo Instituto de Ciências Sociais, (ICS) dando prioridade à atividade de ensino e investigação, por parte de Ciências da Comunicação, mas também por outras estruturas da academia. A abertura à região dependerá do regulamento que se encontra em fase de elaboração.


Deixa-nos uma mensagem