ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: SERGIO FREITAS/CMB. Anúncio da linha telefónica foi feito esta terça-feira pelo vereador do Ambiente à margem da visita da Ministra do Ambiente às obras no rio Este.
Elsa Moura

Regional 31.07.2024 10H51

Câmara de Braga ultima linha verde para denúncias ambientais

Escrito por Elsa Moura
O processo já está em curso. Linha telefónica será direcionada para os Bombeiros Sapadores de Braga.
Declarações do vereador do Ambiente, Altino Bessa

false / 0:00

Braga terá em breve uma linha verde para que os habitantes possam fazer denúncias de caráter ambiental. A novidade foi adiantada esta terça-feira pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa, à margem da assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência Portuguesa do Ambiente. O lançamento desta linha era um compromisso do programa eleitoral da coligação Juntos por Braga. Segundo Altino Bessa, a central ficará instalada nos Bombeiros Sapadores de Braga "por ter serviço 24horas por dia, e nesta fase "os telefonistas estão a receber formação". O contacto já existe e a autarquia está nesta fase a preparar o "panfleto" para que a informação chegue à população. "Em função de cada ocorrência é remetido diretamente para cada um dos serviços competentes", explicou aquele vereador.


Além da linha telefónica que entrará em breve em funcionamento, Braga conta com vigilantes que batem o terreno para a análise de descargas poluentes no rio Este. "Temos há três ou quatro anos a nossa equipa de vigilância que faz todo o serviço de busca da origem das descargas que ocorrem no rio Este", recorda. Aliás, para o vereador, este trabalho "tem permitido diminuir significativamente as descargas", referindo que desde 2013 para cá o município de Braga conseguiu "reduzir 90% das descargas poluentes no rio Este".


A autarquia tem apelado aos habitantes que denunciem no imediato situações que verifiquem ligando para a GNR ou a PSP dependendo da localização.


O anúncio foi feito no decorrer da visita da Ministra do Ambiente às obras de renaturalização do rio Este, esta terça-feira e durante a qual foi assinado mais um protocolo entre a CMB e a Agência Portuguesa do Ambiente tendo em vista a terceira fase de renaturalização do rio Este.

Deixa-nos uma mensagem