ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Processo de testagem na UMinho. (FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO)
Elsa Moura

Academia 25.05.2021 08H53

Estudantes universitários com menos interesse nos testes à Covid-19

Escrito por Elsa Moura
Apesar da fraca adesão, não têm sido detetados surtos nas universidades e politécnicos.

Nalgumas instituições de Ensino Superior, apenas 15% dos alunos respondem às convocatórias para a realização destes rastreios. Apesar da fraca adesão, não têm sido detetados surtos nas universidades e politécnicos, mas a resistência às ações de testagem está a aumentar e as instituições estão a fazer campanhas para apelar à participação voluntária dos estudantes.


Segundo a edição de hoje do Público, os jovens estão cada vez mais indiferentes aos testes à Covid 19, numa altura em que existe uma tendência de subida de infeções, entre estas faixas etárias.


Na Universidade de Lisboa, a adesão imediata dos estudantes convocados para testagem passou de dois terços para um terço. Vice-reitor considera que a “resistência” dos jovens tem sido “crescente” e que devia haver regulamentação para que fosse obrigatório fazer testes em locais considerados de maior risco. 


No Politécnico de Setúbal, adesão passou dos 70% para os 15%. Já na Nova, mantém-se.


Na Universidade do Minho, recorde-se, uma festa ilegal juntou nos últimos dias dezenas de jovens estudantes o que resultou num conjunto de casos positivos de covid-19 no concelho de Braga. A instituição de ensino superior alertou a academia para esta situação e apelou aos estudantes que cumpram as regras impostas pela DGS para evitar qualquer risco de novo encerramento da UMinho.


O concelho de Braga está a registar, em média, vinte casos diários de covid-19. A situação está a causar alarme e o presidente da autarquia, Ricardo Rio, já alertou para os riscos de um novo confinamento.


C/Público

Deixa-nos uma mensagem