Desporto 20.01.2025 23H56
"Os recordes que o SCB bateu em 2024 são curtos para a ambição de 2025"
António Salvador, presidente do SCB acredita em mais e melhor para 2025 após melhor ano de sempre do clube.
Foi um discurso curto e direto aquele que António Salvador preparou para a noite da Gala Legião de Ouro em que o SCB reconheceu os melhores do ano de 2024 a diferentes níveis.
Na liderança do SCB há 22 anos, António Salvador teve oportunidade de escutar elogios do presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do presidente da Liga antes mesmo de discursar perante uma plateia com centenas de atletas, treinadores e dirigentes. Elogios que foram de encontro a algumas notas que lançou para a massa associativa, mas também para o desporto nacional no geral. Salvador não tem dúvidas que o investimento na formação e o fortalecimento do clube em modalidades como o futebol feminino e o futsal já tem dado os seus frutos, sem esquecer outras modalidades cujos atletas se destacaram em 2024 e que foram agora reconhecidos como gverreiros de ouro.
António Salvador afirma que o SC de Braga “é um clube nacional” e que em diferentes pontos do país “centenas de crianças e jovens crescem com este símbolo” encontrando no SCB “a sua ambição desportiva”.
Antecipando um clube cada vez maior, António Salvador referiu a Cidade Desportiva, assim como o facto de 2024 ter sido o melhor ano desportivo dos seus 104 anos de história, acreditando que a estrutura atual tem capacidade para fazer ainda mais e melhor nas diferentes modalidades onde tem fortalecido a sua aposta, nomeadamente nas condições infraestruturais. “Ganhámos no futebol sénior e no futebol de formação, masculino e feminino. Ganhámos no futsal sénior masculino, onde nunca tínhamos vencido, e logo a dobrar. Ganhámos no atletismo, no boccia, no karaté, no boxe e kickboxing, na natação e no taekwondo. Ganhámos nos seniores e na formação. No masculino e no feminino. Ganhámos mais do que nunca. Muitos parabéns a todos”, atirou.
António Salvador voltou a apontar ao futuro e a prometer um SCB mais forte e vitorioso. “O Sporting Clube de Braga que defendo e no qual acredito é um clube que continuará a crescer, fiel às suas raízes e zeloso da sua memória. É um clube plural, de todos, nacional e internacional. É um clube inconformado, que sabe que os recordes que bateu em 2024 são curtos para a ambição de 2025”, realçou.
Elogios a Fernando Gomes e Pedro Proença
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que dentro de dias encerra o seu ciclo na estrutura foi homenageado pelo SC de Braga com o Guerreiro de Mérito e Excelência. No discurso, António Salvador fez questão de elogiar o dirigente, nomeadamente a “sua liderança convicta, a sua visão assertiva e a sua capacidade transformadora”, notando que “são a base do enorme sucesso que hoje se associa, internacionalmente, ao futebol português e em particular às seleções nacionais”.
Confidenciando que “foi um orgulho e uma honra ter colaborado, ao longo destes 13 anos de Fernando Gomes na presidência da Federação Portuguesa de Futebol, com uma personalidade tão capaz e tão marcante”, Salvador recordou “o muito que Fernando Gomes fez pelo futebol português” que “foi também muito que Fernando Gomes fez pelo Sporting Clube de Braga”.
Ainda sobre lideranças fortes, António Salvador referiu também Pedro Proença, presidente da Liga, Guerreiro de Honra, reconhecendo o trabalho que Pedro Proença tem desenvolvido à frente da Liga Portugal e da associação das ligas europeias. “Reconhecemos em Pedro Proença uma dedicação ímpar, um espírito obstinado e uma capacidade rara. Reconhecemos em Pedro Proença um aliado, que entende a crítica e a discordância, mas que sabe ter no Sporting Clube de Braga um parceiro responsável e de confiança.