ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Miguel Pereira/Global Imagens
Redacção

Academia 20.09.2019 20H33

Supercomputador Bob estará operacional em Janeiro

Escrito por Redacção
O aparelho electrónico encontra-se em período de testes desde a sua instalação no Minho Advanced Computing Centre, que aconteceu no mês de Julho.
As palavras de Nuno Feixa Rodrigues, membro do conselho directivo da FCT, sobre as experiências que têm sido feitas.

false / 0:00

O supercomputador Bob vai poder ser utilizado por empresas e centros de investigação a partir do início do próximo ano. A propósito da conferência anual do programa UT Austin Portugal, que decorreu esta sexta-feira na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Nuno Feixa Rodrigues, responsável directivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), referiu que existe um grupo de técnicos que tem estado a testar o aparelho.


O Bob, que é, até ao momento, o único supercomputador em Portugal, está instalado no Minho Advanced Computing Centre (MACC), no centro de dados de Riba d’Ave, em Vila Nova de Famalicão. Com o objectivo de colocar o aparelho operacional em Janeiro, o membro do conselho diretivo da FCT explica que, até ao final do ano, continuará a ser realizado “um conjunto de rotinas e de processos de software de optimização no sentido de testar a máquina."


“Havia algumas empresas em Portugal que já estavam prontas para utilizar o supercomputador e, por isso, foram contactadas pela FCT para fazer os testes”, acrescenta. Nuno Feixa Rodrigues adianta também que, a partir do momento em que estiver funcional, vão ser abertos concursos para empresas e centros de investigação terem “acesso a tempo de computação".


Depois do Bob, está agora a ser preparada a colocação do segundo supercomputador em Portugal, que ficará, tal como o primeiro, no MACC, em Riba d’Ave. A previsão é que o aparelho denominado "Deucalion" seja instalado no final de 2020.




TBG

Deixa-nos uma mensagem