Academia 20.09.2019 20H33
Supercomputador Bob estará operacional em Janeiro
O aparelho electrónico encontra-se em período de testes desde a sua instalação no Minho Advanced Computing Centre, que aconteceu no mês de Julho.
O supercomputador Bob vai poder ser utilizado por empresas e centros de investigação a partir do início do próximo ano. A propósito da conferência anual do programa UT Austin Portugal, que decorreu esta sexta-feira na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Nuno Feixa Rodrigues, responsável directivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), referiu que existe um grupo de técnicos que tem estado a testar o aparelho.
O Bob, que é, até ao momento, o único supercomputador em Portugal, está instalado no Minho Advanced Computing Centre (MACC), no centro de dados de Riba d’Ave, em Vila Nova de Famalicão. Com o objectivo de colocar o aparelho operacional em Janeiro, o membro do conselho diretivo da FCT explica que, até ao final do ano, continuará a ser realizado “um conjunto de rotinas e de processos de software de optimização no sentido de testar a máquina."
“Havia algumas empresas em Portugal que já estavam prontas para utilizar o supercomputador e, por isso, foram contactadas pela FCT para fazer os testes”, acrescenta. Nuno Feixa Rodrigues adianta também que, a partir do momento em que estiver funcional, vão ser abertos concursos para empresas e centros de investigação terem “acesso a tempo de computação".
Depois do Bob, está agora a ser preparada a colocação do segundo supercomputador em Portugal, que ficará, tal como o primeiro, no MACC, em Riba d’Ave. A previsão é que o aparelho denominado "Deucalion" seja instalado no final de 2020.
TBG