ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Academia 30.03.2020 14H36

UMinho determina ensino à distância até ao fim do semestre

Escrito por Tiago Barquinha
Período lectivo estendido até 27 de Junho.

A restante actividade lectiva do segundo semestre na Universidade do Minho vai continuar a ser assegurada através do modelo de ensino a distância. De acordo com o despacho publicado esta segunda-feira pelo reitor no portal académico, o período curricular é alargado por uma semana até 27 de Junho.


Considerando que, "face à evolução da pandemia, não são previsíveis condições que permitam retomar as actividades lectivas em regime presencial, em segurança", até ao final do presente ano escolar, Rui Vieira refere que "a avaliação das aprendizagens deve ser realizada em consonância" com a decisão agora tomada. O reitor informa ainda que o período de férias da Páscoa, entre 6 e 13 de Abril, mantém-se inalterado.


Os docentes de cada unidade curricular têm até 20 de Abril para informar os estudantes das alterações introduzidas ao modelo das aulas e das metodologias de avaliação adoptadas. Já a época de exames de recurso tem lugar até 18 de Julho, sendo realizados à distância ou, se as circunstâncias epidemiológicas o permitirem, presencialmente. O novo calendário de exames deve ser comunicado até 1 de Junho por cada instituição e escola da academia minhota.


Esta época destina-se no corrente ano, a título excecional, "a todos os estudantes que dela necessitarem para obter aprovação numa dada unidade curricular, incluindo os estudantes que não tiveram oportunidade de acompanhar plena e regularmente as atividades letivas, independentemente de estarem ou não abrangidos por um regime especial de frequência". Rui Vieira de Castro explica ainda que a data de início do próximo ano lectivo será "oportunamente fixada em função da evolução da pandemia".


Depois de conhecido um caso de Covid-19 no campus de Gualtar da Universidade do Minho, a reitoria decidiu encerrar há cerca de três semanas, em primeiro lugar, o campus bracarense, decisão que se estendeu no dia seguinte ao resto da instituição de Ensino Superior. Desde aí, a academia minhota começou a adoptar o sistema de ensino à distância nas diferentes unidades curriculares.

Deixa-nos uma mensagem