ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Autárquicas 2021 12.09.2021 12H17

Iniciativa Liberal quer baixar impostos e construir novo hospital na periferia de Famalicão

Escrito por Liliana Oliveira
José Bilhoto, médico de 48 anos, é o primeiro candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Famalicão. Iniciativa Liberal quer limitar atribuição de bolsas municipais do Ensino Superior a alunos de mérito.
Entrevista a José Bilho, da Iniciativa Liberal

false / 0:00

José Bilhoto admite ter votado na coligação PSD/CDS-PP no passado, quando Armindo Costa foi candidato, mas candidata-se agora pela Iniciativa Liberal, estreante nas autárquicas, por considerar que Paulo Cunha, candidato em 2017 e de saída da vida política por opção, descredibilizou a maioria.


O médico de 48 anos diz que "o legado de Paulo Cunha é uma cidade em obras e uma despesa descontrolada da câmara". "Em 2015, o orçamento andava à volta dos 67 milhões de euros e atualmente são133 milhões. Tivemos períodos de confinamento que podiam ter sido aproveitados para se fazer as obras, que foram deixadas para um ano eleitoral, e eu não creio que seja um bom legado para a cidade", criticou o candidato liberal.


As críticas chegaram também aos partidos da oposição, que José Bilhoto acusa de "votarem favoravelmente ou absterem-se na maior parte das decisões do executivo". Por isso mesmo, para o candidato,"não existe uma verdadeira oposição", em Famalicão, sendo a Iniciativa Liberal "a única alternativa a uma hegemonia que tem havido".


A iniciativa Liberal quer reduzir o IRS municipal dos atuais 4,5% para 0% já em 2022 e baixar o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) dos atuais 0,35 para os 0,3%. A redução fiscal, esclarece, "é um benefício para os munícipes". "Temos dos impostos mais altos do distrito e um nível de rendimentos abaixo da média nacional. Estas propostas visam devolver uma parte do trabalho às pessoas e incentivar a economia, uma vez que a redução fiscal tem o efeito de dinamizar a economia", explicou. Em Famalicão, de acordo com a base de dados Por Data, o salário médio é de 1080 euros, abaixo dos 1206 euros a nível nacional.

O programa eleitoral é composto por 100 propostas "e algumas poderão ter custos para a autarquia", mas, completa José Bilhoto, "poderão ser suportados por uma melhoria da eficiência da Câmara".  


IL quer limitar bolsas municipais do Ensino Superior a estudantes de mérito 


Dividido em sete áreas, o programa da IL apresenta, na Educação e Ensino Superior, como proposta a "limitação da atribuição de bolsas para estudantes do Ensino Superior a alunos de mérito, para não haver duplicação de apoios".

José Bilhoto defende o incentivo "a uma cultura de mérito", por isso, pretende premiar com as bolsas municipais apenas "os alunos que se esforçam e trabalham mais, para que sejam um exemplo para os outros". Ainda na pasta da Educação, o candidato considera que "a Câmara deveria ter lutado mais para evitar" o fim dos contratos de associação que terminaram nas Escolas Cooperativas Didáxis de Riba de Ave e S. Cosme e no Externato Delfim Ferreira, em Riba de Ave e que "prejudicaram muito os alunos".


Quanto às residências universitárias, o candidato liberal pretende "chamar as universidades para a cidade".

Para isso, pretende "facilitar os licenciamentos ao nível da Câmara e agilizando os processos para que haja mais gente a investir na habitação, maior oferta e redução de preços". "O mercado quando funciona é bom para a sociedade e para a economia".


À semelhança de outros partidos, a Iniciativa Liberal quer "realizar um estudo que avalie a pertinência da Construção de um novo Centro Hospitalar". Com uma unidade do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), instalado na cidade, e o Hospital Narciso Ferreira, em Riba D'Ave, José Bilhoto aponta uma nova unidade de saúde para uma freguesia entre "Famalicão e Santo Tirso", concelhos atualmente servidos pelo CHMA, por considerar que os centros da cidade limitam a acessibilidade de quem tem urgência em chegar ao hospital.

Ainda assim, o candidato atira a decisão da localização "para um debate posterior"


Às eleições de 26 de setembro candidatam-se, em Vila Nova de Famalicão, sete partidos: além da Iniciativa Liberal, a coligação PSD/CDS-PP; Chega; CDU; PAN; Partido Socialista e Bloco de Esquerda.

As entrevistas aos candidatos podem ser ouvidas, em podcast.

Deixa-nos uma mensagem